quinta-feira, 21 de março de 2019

Fiz 2 cursos de Mecânica Quântica online.

Fiz dois cursos de Mecânica Quântica online. Em Stanford. No primeiro tive média de 97%. Não vou dizer quanto tive no 2° (mas... foi uma nota do mesmo género).
Em 2008 estive inscrito numa cadeira de Mecânica Quântica na fctunl.  Uma falha informática fez com que a minha inscrição só fosse aceite um mês depois de terem começado as aulas... e já escaldado por falhas informáticas decidi que só poria os pés nas aulas depois de ter a minha inscrição aceite... Juntando os vários episódios da "telenovela" que até envolvem uma visita forçada ao Hospital Santa Maria,acabei por não por os pés em 25% das aulas teórico-práticas, e não fui admitido a avaliação.
Honestamente, eu não precisava daquelas aulas teóricas para ter uma boa nota no exame! Mas não fui admitido a exame. Ao falar com o professor até percebi que entregando justificação não faria diferença!
Ok, sendo cadeira de opção e tendo percebido que aquilo me obrigaria a mais uma matrícula. Tomei a decisão de substituir a opção por outra. Ninguém me ia vir com a conversa "tem boa nota por estar a repetir".
Hoje em dia, e com a experiência que tenho afirmo que "aulas obrigatórias" são indício de maus professores, ou de algo pior. Mas também defendo que quem não vai às aulas não tem direito a falar da qualidade dos professores...
Depois de alguns choques no ano lectivo passado decidi tratar os cursos online como se fossem aulas presenciais, e tenho mesmo cadernos manuscritos cheios de notas. Fiz as duas cadeiras, a segunda não tem nada a ver com nada que eu tenha feito antes, a primeira foi bem diferente da que assisti e não me deixaram fazer em 2008.
Bem, deu para perceber que os meus métodos e técnicas de estudo que recomendo funcionam, que não estou a falar do que não sei.
Se calhar tenho é de passar "a recusar quem não está para me aturar".
Não gosto de ser "aturado". Gosto de ser opção e não imposição... portanto, também seria incapaz de exigir que assistam a 75%das minhas aulas TP de qualquer coisa. Acho que este tipo de exigências só faz sentido em práticas laboratoriais.

até  à próxima.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990