sábado, 7 de julho de 2018

Armadilhas por email

Há uns tempos recebi um email estranho.
Um convite para "o Twoo". Vindo de um colega professor de Matemática pensei que fosse mais uma plataforma de partilha de material.
Nem me ocorreu que pudesse ser o que realmente foi.
Assim que abri aquilo, percebi que é um tipo de "rede social" com o qual não só não me identifico como não recomendo e "quero longe".
Para meu espanto, uns dias depois, uma explicanda de 3º ciclo perguntou-me "o que era o Twoo?" porque EU tinha lhe enviado um convite... (hã?) Disse-lhe para apagar o convite.
Hã? Eu vou consultar as minhas caixas de email..
Nop, Nada saiu das minhas contas. De alguma forma aquela porcaria acedeu aos meus contactos e reenviou-se, como se fosse um virus.


(In Brainy I trust :) )
Mais grave foi eu perceber que alguns dos meus blogs antigos como o "Eu sou do contra" tinham posts com convites MEUS para o Twoo [Mas que abuso?!]
Postados em MEU NOME!


E que eu não conseguia apagar...
Pior ainda, é ver ali um post com a data de hoje, em meu nome e saber que eu não tenho nada a ver com aquilo. Que já entrei na tal Twoo (não façam... se alguém recebeu um convite meu que o APAGUE) e que ainda nesta semana fui lá "apagar a minha conta" ...que eu não criei.
Só abri um email... no gmail.
Depois, com algum esforço... (não tocava naquele blog desde 2011) lá arranjei forma de apagar aquelas mensagens. Naquele blog, as publicações eram enviadas por email meu... vou ter de eliminar o mail do blog ou os bots da Twoo vão continuar a aporcalhar o meu blog.

Ando mesmo a ter uns dias não.
Pelo sim, pelo não...


Se algum de vocês receber convites meus para coisas dessas... apaguem o email. É mais seguro...
Nem em Linux se uma pessoa está salva... [esperem lá... não foi no computador... abri no smartphone]

Update:


Não, eles não têm acesso aos meus contactos. Mas podem ter tido no passado...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990