sexta-feira, 6 de julho de 2018

Um assunto com muitos tabus: Matemática A & o Exame nacional de Matemática A

A avaliação não é uma coisa assim tão objectiva como muita gente quer fazer crer.
Há anos que olho para "critérios de correcção", testes e exames corrigidos e vejo desigualdades, injustiças... e ainda recordo algumas das avaliações que me fizeram.
Podiam argumentar que se queremos preparar os jovens para a vida, há que os preparar para as injustiças.
A sério?
O que se passou com o exame de Matemática A 1ª fase deste ano foi algo grave.
Se me perguntarem a mim, achei o exame fácil.
Mas o exame não foi feito para mim, foi feito para pessoas que acabaram de aprender aqueles conceitos, aquelas técnicas. Depois de me ter sentado a analisar o exame concluí que alguns dos meus alunos/explicandos iriam se safar muito bem... e esses alunos confirmaram-me isso mesmo.
Só que... e os alunos médios, médios-fracos, e fracos?
Sentei-me a olhar para a prova com olhos de ver e levei as mãos à cabeça.
"Esta prova é de dificuldade considerável para o aluno médio".
Comecei a ser contactado por pais revoltados, estudantes desmoralizados, a ver comentários de vários professores...

Uma prova modelo no princípio do ano lectivo teria resolvido muita coisa...
Teria levado a um debate sobre o quão adequado ou não é uma questão, a outro tipo de preparação, e sobre o que é realmente importante para ser sujeito a avaliação num programa extenso, porque... comparando este exame com os anteriores, parece que até isso mudou!
É suposto o IAVE ser uma instituição com avaliações justas e equilibradas, mas até as regras mudam de formas estranhas (mesmo que eles digam que não usando pormenores técnicos que não são mais do que uma forma de nos atirar areia para os olhos quando fazem asneira).
Há já alguns anos que comecei a ver o IAVE com maus olhos... O mínimo exigível em cada prova é uma avaliação justa, sem ondas, e de dificuldade aceitável.
Só que temos assistido a uma sucessão de disparates graves e que no caso da Matemática, assustam os jovens o suficiente para fugir dela!

Como explicador eu tento complementar o que os meus colegas que dão aulas fazem, mas ... acabo por ter algumas barreiras bem aborrecidas ao longo do ano lectivo: "O meu professor não apostou nisso, não vem, o meu professor não faz assim, tenho de fazer como ele quer."

...Mesmo que hajam problemas ou erros na resolução!

Despeço-me por agora deixando um link para uma petição que exige a anulação do exame nacional de Matemática A deste ano.

Eu não assinei a petição, tenho as minhas razões. Estou convencido que não a vou assinar, mas... sabe-se lá...

E uma "radiografia" ao exame por José Carlos Pereira.
No final da radiografia encontram-se links para os comentários da APM e da SPM.

E, se alguém estiver interessado, deixo também aqui um link para a minha resolução comentada e cheia de bocas do exame.



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