terça-feira, 17 de setembro de 2019

Final Fantasy VII (parte I)

Estando eu de baixa médica, tenho estado "preso" em casa.
Tenho jogado na playstation classic que obtive pelo Natal.
De entre os 20 jogos incluídos na consola, vou destacar dois que tenho jogado de vez em quando:
  • Final Fantasy VII
  • Metal Gear Solid (obviamente... e sinceramente estou a pensar em metê-lo no primeiro episódio do "Aqui há Matemática"... ainda dá)
Final Fantasy VII é um jogo de 1997 da Square Enix.
Embora tenha 22 anos, nunca tinha jogado.
Já me tinham falado várias vezes dele, mas os únicos Final Fantasy que joguei foram o X, na Playstation 2, (há um texto neste blog sobre ele... também joguei fora de época, sou um retrogamer) e o XV online, no tablet.
Final Fantasy Online, não é para mim e rapidamente me cansei e desinstalei.

O jogo é tão bom que teve direito a spin-offs na forma de filmes, séries de tv, banda desenhada, e depois da Playstation original (e PC em 1998), foi relançado recentemente para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Android, IOS... E ainda vai ter direito a um remake em 2020.
Podem ver neste artigo da Exame Informática que inclui um vídeo. O remake parece muito bom!
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/jogos/2019-09-16-Final-Fantasy-VII-Remake-vai-ter-modo-de-batalha-classico
Confesso que o excesso de batalhas é que de vez em quando aborrece e me faz gravar e desligar a consola de vez em quando,

Não quero dar spoilers neste texto. É um jogo com 22 anos, na Playstation, eram necessários 3 CDs.
Tem uma história longa, há muita liberdade dentro do jogo, mas, sendo da Playstation original (ou não viria na Playstation Classic), ainda não é dos open world tipo GTA3, Vice City, San Andreas, IV, V...
Os walktrough na Internet, e às vezes vídeos no Youtube têm ajudado quando fico entalado em certos pontos do mapa (!)
Atenção, a piada de um jogo está em jogar e não em ver jogar.
Como é que há 22 anos não tive tempo para jogar isto?
Para começar não tinha uma Playstation (tinha o meu irmão).
E depois, andava bem ocupado a tirar uma licenciatura...
Depois escrevo uma parte II, mas desta vez, talvez com spoilers.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990