sábado, 15 de junho de 2013

Oolite



Continuando no mundo dos jogos Opensource, disponíveis para Windows, MacOS e Linux, hoje vou falar-vos de Oolite.
Oolite é também um upgrade/remake opensource de um jogo antigo, chamado Elite.

No princípio do jogo é dada uma nave espacial com o depósito cheio e são depositados 100 créditos na sua conta. A partir desse momento ele é livre para fazer o que quiser!

Ambicioso não?
O ideal é começar por ir ao mercado comprar alguns items, depois sair com a nave da base onde estamos estacionados e dar um hiper-salto para um sistema solar vizinho, entrar noutra estação e vender os produtos por forma a ter algum lucro, voltar a atestar o depósito, comprar outros produtos, sair com a nave e voltar a saltar...

Se fosse só isto ainda que interessante acabava por ficar monótono...
Com o dinheiro podemos fazer upgrades às naves.
Por exemplo, no princípio todas as manobras de estacionamento são manuais, a nave não as faz automaticamente até que compre o upgrade para isso. Depois, existem os piratas que o vão atacar de vez em quando em busca de recursos.
A propósito, a vida de caçador de prémios é bem paga.
Fora isso ainda pode  aceitar pedidos de transporte de carga ou de passageiros, ou mesmo aceitar contratos para abater naves criminosas, ou de pessoas menos desejadas por alguém disposto a pagar.

O Elite original teve direito a uma sequela excelente chamada Frontier: Elite II, mas Oolite é mais fiel ao original.

Oolite não é um mero remake/upgrade... permite que qualquer pessoa crie plugins, modificações e extras para o jogo. Assim estão disponíveis como plugins  desde todo o tipo de melhoramentos feito por pessoas externas ao projecto, a naves do Star Wars e do Star Trek, a modificações dos ambientes, de missões e etc.

Recomendo a todos os estão dispostos a jogar um jogo onde se tem tamanha liberdade,  e a todos os fãs de Elite e Frontier.
No entanto, sugiro que aprendam primeiro a aterrar as naves nas bases até terem os computadores que o façam automaticamente.ou não vão achar piada a nenhuma a ver a nave despenhar-se ao lado "da porta" de uma estação espacial..


Bem, eu vou-me.. tenho a minha nave cheia de narcóticos para vender à espera numa base com a forma de um icosaedro  :)

A propósito.. o jogo está disponível no site oficial: http://www.oolite.org/

Bom fim de semana e bom jogo.
PS: Para as batalhas no espaço sugiro que arranjem um comando/Joystick

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990