domingo, 2 de junho de 2013

O 11º Doctor vai embora... :(


Doctor Who é uma série britânica que segue as aventuras de um viajante no tempo por todo o universo e toda a história.
O seu veículo, a TARDIS (Time and Relative Dimension in Space) , nanosegundos antes de se materializar num sítio, analisava toda a zona e disfarçava-se de algo por forma a passar despercebido. Mas ainda no princípio da série, nos anos 60 o circuito responsável por isso avariou, e desde então a TARDIS tem mantido a última forma que adquiriu:
Uma cabine telefónica azul britânica dos anos 60.... que tem se mantido desde então.


O viajante, que usa o pseudónimo de Doctor (embora nunca tenha sido revelado o seu verdadeiro nome) é um extraterrestre do planeta (fictício) Gallifrey, e pertence a uma raça que ficou conhecida como "Time-Lords".
Os Timelords têm uma característica invulgar: Quando estão perante a morte, por exemplo, por terem sido baleados ou sobrecarregados com radiação, ou... etc, iniciam um processo que ficou conhecido como regeneração onde ficam totalmente "curados", e com um corpo novo.
Incluindo algumas alterações na personalidade!
Na prática, isto permite que o actor que desempenha o papel principal seja substituído e que a série continue.
E a série já anda por aí desde 1963, está a comemorar o 50ª aniversário neste ano e pode-se considerar um sucesso a nível mundial.

Desde 1963 já 11 actores passaram pelo papel de Doctor, e Matt Smith, o 11º e actual actor a desempenhar o papel de doctor já fez saber que abandona o papel neste Natal, regenerando-se para "o próximo doctor.".
Sempre que um actor entra neste papel, já sabemos que chegará o dia em que terá de ir, mas eu gostaria que continuasse mais uns dois ou três anos.

Bem... a minha sugestão é que levem o Hugh Laurie (Dr. House) para o papel principal por uns anos.
Tudo é possível... duvido que o façam, mas acho que seria um excelente Doctor.


Por cá, em Portugal, Doctor Who infelizmente só pode ser visto nos canais SIC Radical, BBC Entertainment, SyFy e em nenhum dos canais de sinal aberto...
Bom fim de semana.

PS: Admito que prefiro ver num canal que não tenha legendas, o acordo ortográfico na forma actual é demasado indigesto para mim. Principalmente pela falta de uniformidade (cada um escreve como lhe apetece?!) E vejam lá que eu lia BD em português do Brasil quando era pequeno, e até o português do Brasil(pré-AO) é "mais agradável" que o resultante deste AO.

Com a língua não se brinca desta forma.
Deixem pessoas sérias e responsáveis tratar do próximo acordo, e que seja testado pelas populações antes de se decidir se deve ou não adoptar ou mandá-lo de volta para a cozinha. Isto de impor um acordo mal pensado com vários problemas "porque sim" e "porque a língua tem de evoluir" sem se pensar bem no que se está a fazer torna as pessoas hostis a ele.
Pessoalmente acho que coisas como o AO deviam ser objecto de referendo antes de se imporem à população ou na educação.
O que se passa com o actual acordo (AO90) é demasiado grave e não pode se repetir no futuro.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990