sexta-feira, 14 de junho de 2013

Open Transport Tycoon Deluxe



Em tempo de crise, e convenhamos, sempre,  tudo o que for alternativa gratuita é bem vinda.
O openttyd é um jogo que começou por ser uma reescrita/upgrade opensource de um jogo de sucesso dos anos 90, o Transport Tycoon Deluxe, e que evoluiu até se tornar num jogo totalmente opensource, podendo ainda utilizar alguns ficheiros do jogo original, se o utilizador assim o desejar.

De que trata o jogo?
É uma simulação de empresas de transportes.
A cada jogador é entregue uma empresa, ou, em modo online, vários jogadores podem estar na mesma empresa e fazer estações de comboios, autocarros, portos para barcos, aeroportos, construir aviões, barcos, autocarros, camiões de carga/descarga de todo o tipo de coisas, comboios com todo o tipo de carruagens. Há ainda uma componente politica: os jogadores podem candidatar-se a subsídios pelos transportes, comprar exclusividade de direitos de transportes...e não convém estarem mal relacionados com as autoridades de cada cidade sob pena de verem futuras construcções recusadas.
Manter as boas relações com as autoridades nem sempre é tarefa fácil.. basta abater um certo numero de árvores na vizinhança para a nossa companhia ficar muito mal vista, e para recuperar a imagem vale de tudo.. até suborno, desde que o jogador não seja apanhado.

Sendo um upgrade a um jogo dos anos 90 do século passado pode não ter o brilho, nem os gráficos dos jogos recentes, mas é um jogo muito bom e garante várias horas de bom entretenimento.
Pode ser jogado em modo 1 jogador, ou, via lan ou internet por vários jogadores em competição ou  em colaboração.

O jogo está disponível para linux, MacOS,Windows. em vários idiomas, entre os quais o português e pode ser descarregado gratuitamente a partir de :http://www.openttd.org/en/
Existe um manual online em português em :http://wiki.openttd.org/OpenTTD/Pt


Até amanhã.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990