Hoje é daqueles dias em que estou bem cansado.
Passei o dia em explicações e a resolver exercícios.
Que aprendi eu a resolver exercícios? Nada.
Há exercícios cujas resoluções que são entregues aos meus explicandos estão erradas.
Preferia que entregassem soluções, obrigava-os a usar o cérebro e a trazerem dúvidas. Parece que "usar o cérebro" não é a intenção.
Parece que a intenção é bombardear com montes de regras e ver se sabem usar.
Com alguns programas estupidamente extensos onde só se despeja informação, usar o cérebro é um luxo.
No caso da Matemática, onde agora, em muitos sítios se despejam teoremas, sem demonstrações... o que até é insultuoso para a própria Matemática, dá a ideia que se estão a impor dogmas e que os alunos têm de ter fé neles -- tem piada quando se encontram erros.
Os alunos não sabem porque funciona, mas foi-lhes dito que funciona.
Estamos no século XXI... se é para usar sem saber porque funciona, faz mais sentido por-lhes uma calculadora "que faça tudo" na mão.
[Quanto estão a ver TV, fazem ideia do que cada circuito está a fazer? É porque é isso que vocês estão a fazer à Matemática...a tornar numa coisa que se usa sem saber como ou porquê funciona]
Garanto que não é com overdose de regras que se ensina Matemática.
Isso é método para pregar uma religião!
Eles fazem a cadeira e no espaço de semanas esquecem tudo.
Se é para esquecer... mais vale poder usar tecnologia.
Repensem o ensino da Matemática. Muitos dos casos que me chegam são autênticos disparates! Há forma de usar beneficamente a tecnologia, se querem mesmo continuar a dar injecções hipercavalares sem justificações da matéria.
É insultuoso.
Porque isto não é Matemática... é andar a entreter as pessoas.
Hora de arrumar e ir para casa.
Até amanhã.
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