Da última vez, perguntei porque é que tínhamos um jogo com 3 armas, outro com 5 mas não o tínhamos com 4 armas.
Podíamos ter? Bem, vamos a ver o que se passa com 3 armas.
Cada arma vence apenas uma arma.
Cada arma é derrotada por apenas uma arma
Cada arma empata apenas com uma arma
Com 5 armas
Cada arma vence duas armas.
Cada arma é derrotada por duas armas
Cada arma empata apenas com uma arma
Isto não é uma mera observação. Em qualquer polígono regular com N lados, existem sempre N-1 diagonais que passam por esse vértice.
Para o jogo ser equilibrado temos de ter igual número de setas a entrar e a partir.
Isso obriga a que N-1 seja um número par, mais precisamente igual ao dobro do número K de setas que partem de cada vértice, (ou de igual modo, igual ao número K de setas que chegam a cada vértice).
Ou seja N-1=2K .
Esta equação é equivalente a N=2K+1, que indica que N tem de ser ímpar.
Conclusão, com 4 armas, não é possível termos um jogo "justo".
Cada vértice teria direito apenas a três setas. De alguns sairiam duas setas e entraria uma, ou seja, uma arma derrotaria duas mas seria derrotada apenas por uma.
De outros, sairia uma, e entrariam duas, ou seja, as armas correspondentes a estes vértices apenas derrotariam uma arma e seriam derrotadas por duas, tornando-as péssimas escolhas.
O numero total de pares de armas distintas, logo, de setas, é dado pela fórmula:
No próximo post sobre este assunto generalizaremos para N armas, com N impar, o que foi feito na primeira parte.
Acabei hoje de implementar um simulador de Rock Paper Scissors Lizard Spock que está disponível neste link, e em breve estará linkado na secção Blog-Apps.
Até à próxima
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