quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sobrevivendo



«A vida é muito engraçada.
Há 15 anos quando decidi trabalhar em Matemática, o meu quadro actual era impensável.

"Do you want to tell God a joke? Tell him about your plans"

Edward James Olmos
Deus deve ter dado umas valentes gargalhadas quando viu os meus.»
Isto está no post do dia 5 de Maio de 2010, o post mais antigo do arquivo deste blog.
Bem.. eu podia dizer a mesma coisa hoje, mas corrigindo o 15 para 18.

Com a crise e ainda por cima nesta zona, a procura por explicações é bem baixa.
Por outro lado, não é muito motivante dar explicações a quem está espera de resultados sem trabalho.
Parece-me ser uma mentalidade actual.
Pessoas que têm falta de bases, mas não estão interessadas em esforçar-se, apenas em facilidades.

Enfim...

Por mais que eu goste de Matemática, não volto a dar um tostão a uma instituição de ensino superior.

Já gastei imenso dinheiro e imenso tempo com isso e fui sempre sendo atrasado por pessoas que parece não viverem no mesmo mundo que eu..

Não me venham com a treta de "o que não faltam são empregos para matemáticos" porque já percebi que muita gente tem uma definição diferente de Matemática (e para não ajudar há muitas "Matemática"s, para remover a ambiguidade, por mim, eu proibia o nome "Matemática" num curso.)

Já muita gente tentou me por a fazer contabilidade.
Problema: Eu não sou contabilista, não gosto da área e pior ainda, não tenho formação específica na área.
Pode ser fácil ou difíci, não é "estar fora da minha zona de conforto": É não faz parte das minhas competências.
Seja como for, dada a crise e a situação em que vivemos, não estou interessando minimamente em tratar profissionalmente de assuntos relacionados com dinheiro, até porque, como já disse, não faz parte das minhas competências, e embora, como toda a gente neste mundo capitalista eu precise de dinheiro para viver, eu não gosto dele.
Já agora, convém dizer que pela internet, através de sites de emprego, já me apareceram propostas que têm todo o aspecto de esquemas de lavagem de dinheiro.

Enfim, lá vou eu dando explicações a quem não gosta de Matemática, não quer se esforçar... ou simplesmente não presta atenção nas aulas.
(Mas atenção: não posso culpar todos os casos que me chegam por isso...em alguns a culpa vem directamente de um ou outro professor... Há casos para todos os gostos)

Eu fui capaz de escrever uma simulação computacional com o movimento de planetas (como se isso fosse algo.. eu já fiz imenso!).
"Servi" para dar aulas no superior mas "não sirvo" para dar aulas no secundário.
Sou capaz de tratar matematicamente (e até resolver) muitos problemas.
"Falo fluentemente" muitas áreas da Matemática. mas, fui hostilizado pelo sistema, e para bem da minha saúde física e económica, fui obrigado a "dar um pontapé" no sistema. (mas a minha saúde económica foi-se à mesma... sobra a outra)
Continua a não haver um emprego para mim.
Alguém me arranja uma cunha nem que seja a lavar pratos à noite?
Só até ter o suficiente para emigrar para outro planeta.
Deixem-me é as manhãs e as tardes livres para eu poder dar explicações aos poucos que me procuram.
Eu tenho mesmo de tratar daquele site!
Até à próxima.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990