sábado, 13 de julho de 2019

Explicador solitário


Dou explicações a tempo inteiro a alunos dos ensinos secundário e superior porque a vida pregou-me algumas partidas.
Algumas podem ler-se neste blog .
A sério, pode clicar no link...
Algumas partidas até na saúde.
Trabalho sozinho. Assim, não tenho de explicar as minhas opções e decisões a mais ninguém.

Ontem saíram as notas da primeira fase dos exames nacionais.
Neste ano não tive alunos a fazer exames de Matemática A.
Essencialmente por opção minha.
No ano passado até tive alunos a entrar em medicina.
20 anos de experiência mostraram-me o que funciona e o que não funciona.

Não é assim tão dependente do programa como querem fazer acreditar.
mas houve 3 negativas no exame nacional que me abalaram. Eu trabalho só com grupos pequenos. 3 acaba por ser um número considerável! Mesmo que as outros fossem todos 20...
Lembro-me de ter pedido dedicação. Eu conhecia muito bem o programa!
Lembro-me de ter tido de enviar trabalhos que tinham de ser feitos porque eu tinha noção que as coisas não estavam bem, e ninguém ter feito...
Lembro-me de ter insistido, e de ter sido bem chato.

Acabei por analisar cada um dos casos. Todos eles foram meus explicandos durante pelo menos 3 anos.

Removi os anúncios de explicações. Decidi deixar os que estavam online expirar.
Mesmo tendo noção que o problema não foi meu.

No ano lectivo 2018/2019 optei por aceitar apenas ex-explicandos e explicandos que vieram indicados por colegas e ex-explicandos.
Mesmo assim tive de deixar uma partir, e expulsar outra.

Se um aluno não consegue melhorar comigo, é preferível partir...
E se não me respeita, não o quero.

Alunos com excesso de actividades são alunos que não fazem tpc's, ignorando que os tpc's fazem parte do percurso de aprendizagem.
Deixei de os aceitar. As coisas não funcionam e depois chegam-me de trombas.
Alunos contrariados, também não quero. Sei perfeitamente o que é ter de estar dentro de uma sala à força com um professor...
Não gosto. Mexe com o meu sistema nervoso. São explicações. Não é nada obrigatório! Não querem, não venham.

Mesmo assim, os meus resultados com alunos de Matemática A 10º deste ano ficaram muito além do que eu queria. Estas "aprendizagens essenciais" trocaram-me as voltas.

No ensino superior, não tenho razões de queixa... embora tenha noção que alguns podiam ter tido melhor.

Inscrevi-me em dois cursos de Mecânica Quântica e "provei do meu veneno", isto é, segui as instruções que costumo dar aos meus explicandos.

Mesmo estando sobrecarregado, tive notas de topo.
Moral da história: é óbvia. Só não vê quem não quer.
Não estou aqui para enganar ninguém.

Eu só dou explicações de Matemática e de vez em quando de Física...
Podia e posso dar de Fisica e Química A, mas prefiro deixar isso para os meus colegas oficialmente formados na área.

(imagem adaptada)

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990