segunda-feira, 22 de julho de 2019

Foi-se...

No passado sábado, deixei no blog Zonα ExaCt4 o post  O operador Laplaciano em coordenadas polares e em coordenadas esféricas .
Hoje aquilo tem 6 likes. Deve ser dos posts com menos likes... principalmente porque aquilo é só regras de derivação de um lado para o outro.

Se forem lá ver, não deixei um botão com a dedução da fórmula do laplaciano em coordenadas esféricas.

Porquê?

Os textos do blog Zonα ExaCt4 são escritos numa mistura de LaTeX com html que depois é pré-processado por um software chamado MathJax.
Ora, não o costumo fazer directamente no blog. A grande maioria costuma ser escrita em ficheiros .php testado com antecedência no meu computador.

As deduções das fórmulas em coordenadas polares e em coordenadas esféricas foram feitas em ficheiros .php separados.

Bem, eu tenho a bateria do meu portátil descalibrada. Descobri... durante a reescrita do texto! Enquanto fazia algumas modificações à dedução da fórmula em coordenadas esféricas o computador desligou-se.

Quando voltei a ligar o computador e abri o ficheiro com a dedução da fórmula em coordenadas esféricas... o ficheiro estava VAZIO.

Isto nunca tinha me acontecido. Tenho tentado várias das minhas ferramentas de recuperação de dados em partições ext (eu uso linux), mas já percebi que se eu tivesse reescrito a dedução (que por acaso não é muito pequena), era bem mais rápido.

Portanto, vou reescrever a dedução ...com o computador ligado à corrente. E depois investigar como recalibro a bateria. Porque aquilo alegadamente estava nos 80% quando se desligou.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990