terça-feira, 28 de agosto de 2018

Causa e efeito.

Há qualquer coisa bem errada no ensino de Matemática em Portugal.
Um aluno que fez o exame nacional, primeira fase, como externo neste ano, sem recorrer a explicações, utilizando apenas o caderno do seu tempo (há 25 anos...), via-se a levar zero pontos por ter utilizar a fórmula da distância de um ponto a um plano, que foi dada no seu tempo, mas que hoje em dia não consta do programa.
Quando confrontado com isso disseram-lhe que não devia confiar em explicadores porque davam matéria que não está no programa (eu estou a ficar velho para isto).
Veio ter comigo, explicou-me a situação, e pediu-me que lhe desse o que está no programa.
Eu próprio vi esse argumento por escrito no facebook...

Causa: o que o aluno aprendeu, (embora científicamente válido) não é aceite...
Efeito: procurou explicações.

Não é o contrário que se está a passar... os alunos têm de recorrer a explicações porque o sistema de ensino português agora considera 'ilegal', o que considerava legal há anos.
Fórmulas e métodos científicamente válidos levam a mesma cotação que uma pergunta errada.

Não metam os explicadores ao barulho...
Eu próprio fiz uma resolução do exame, apresentando "resoluções tabu", mas salientando que o eram, e só depois de terem-me aparecido situações destas...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990